CONTO-O RELÓGIO DE MEU VOVÔ

O RELÓGIO DO VOVÔ-TEXTO DE
LUIZA COSTA
O MENININHO PÉS DESCALÇOS ENTROU NA LOJA PORTANDO SUA MAJESTOSA CAIXA DE ENGRAXAR SAPATOS E DISSE PARA A ATENDENTE:
EU QUERO FALAR COM O GERENTE.
MUITO BEM DECIDIDO FITO U A MOÇA NOS OLHOS COMO QUE AGUARDANDO UMA RESPOSTA.
A MOÇA INTRIGADA COM A CORAGEM DO PIRRALHO JÁ IA FAZER UMA PERGUNTA REPRESSORA QUANDO O GERENTE –QUE OUVIU O PEDIDO SE APROXIMOU.
FALA AI MEU CHAPA-QUE É QUE DE TÃO IMPORTANTE VOCE QUER ME DIZER?
ENTÃO O MENINO DISSE MUITO SÉRIO-EU QUERO COMPRAR UMA TV PRA MINHA IRMÃZINHA QUE TA DEITADA NUMA CAMA E NÃO PODE LEVANTAR PORQUE É DOENTE.
O GERENTE MUITO RAPIDAMENTE OLHOU PARA O MENINO ASSIM DESCALÇO E FALOU EM TOM DE BRINCADEIRA- E COMO É QUE VOCÊ PRETENDE PAGAR A TV? A PRAZO OU A VISTA?
O MENINO RESPONDEU LIGEIRO-A PRAZO-E FOI LOGO ABRINDO UMA MOCHILA QUE CONTINHA UM EMBRULHO BEM PEQUENO NUMA CAIXINHA AZUL -MARINHO.
EU NÃO TENHO AVALISTA-NEM TENHO COMO COMPRAR A VISTA-MAS DOU ISTO COMO GARANTIA.SE EU NÃO PUDER PAGAR A TV O SENHOR FICA COM ISTO ,MAS SE EU PAGAR ,O SENHOR ME DEVOLVE PORQUE NÃO GOSTARIA DE VENDER ESTE OBJETO QUE FOI UM PRESENTE DE MEU AVÔ QUE JÁ MORREU.
O GERENTE ABRIU A CAIXA E ALI CONTINHA UM LINDO RELÓGIO ANTIGO DE OURO 18 E CRAVEJADA COM 4 RUBIS LEGÍTIMOS-MUITO LINDO.
JUNTO COM O RELÓGIO O CERTIFICADO DE GARANTIA DATADO DE 50 ANOS ATRÁS ,COM O NOME DO PROPRIETÁRIO O VALOR PAGO- E O NOME DA RELOJOARIA NA NOTA FISCAL.
TAMBÉM UM BILHETE QUE DIZIA-MEU QUERIDO NETO-SE UM DIA PRECISAR DE MIM USE ISTO-COM CARINHO DO VOVÔ CARLOS.
AO LER AQUILO O GERENTE FICOU ATÉ EMOCIONADO COM A ATITUDE DO MENINO E SUA INTELIGÊNCIA.
COM CERTEZA O MENINO DEDUZIU QUE NA FALTA DE SEU AVÔ PARA AVALISAR A COMPRA E LE DEVERIA USAR O RELÓGIO COMO GARANTIA.
PARA ENCERRAR A HISTÓRIA . ..O GERENTE TOPOU O NEGÓCIO COM O MENINO.MÊS A MÊS O MENINO APARECIA –NO P RAZO CERTINHO- TRAZENDO A PEQUENA PRESTAÇÃO QUE ASSUMIU EM 10 VEZES SEM ENTRADA... RELIGIOSAMENTE ELE VINHA NA LOJA COM O DINHEIRO E ENTREGAVA PARA O GERENTE.
SEM PODER COLOCAR A COMPRA NO NOME DO MENINO ,O GERENTE COLOCOU A COMPRA DA TV COMO FOSSE PARA O VOVÔ DELE EM NOME DO FALECIDO.
NA ULTIMA PRESTAÇÃO O MENINO ESTAVA EUFÓRICO –ENTROU NA LOJA JÁ COM UM TÊNIS BEM SURRADINHO MAS LIMPO-E DISSE EM TOM INQUISIDOR -VIM RESGATAR O PENHOR.
O GERENTE DEU-LHE OS PARABÉNS E FALOU -VOCÊ É MESMO UM HOMEM DE PALAVRA.
CONTINUE ASSIM .E TE DESEJO MUITO SUCESSO NA VIDA.ATÉ MAIS VER ...COMO É MESMO SEU NOME?
ME U NOME É CARLOS BARBOSA JUNIOR. ATÉ LOGO.
AI O GERENTE COMPAROU.. .É O NOME DO AVÔ DELE...COMENTOU COM A ATENDENTE.
VINTE ANOS MAIS TARDE-NO JORNAL DA CIDADE APARECE UMA LISTA DE FORMANDOS EM UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS ONDE ENTRE ELES –LÁ NA LETRA C - APARECIA O NOME DE CARLOS BARBOSA JUNIOR-EM PRIMEIRO LUGAR NO CURSO-COM A NOTA MÁXIMA-
NO CONVITE DE FORMATURA UMA DEDICATÓRIA-
OFEREÇO MEU SUCESSO A DUAS PESSOAS QUE ME DERAM FORÇA:
MEU AVÔ CARLOS BARBOSA E AO GERENTE DA LOJA X QUE ME VENDEU A TV SEM AVALISTA E SEM ASSINATURA DE NOTA FISCAL -SE CHAMAVA ANSELMO-MAS NEM SEI DE QUE...EU TINHA SOMENTE 10 ANOS DE IDADE.
HOJE CARLOS É UM GRANDE EMPRESÁRIO DO SETOR DE CALÇADOS E NUNCA MAIS PRECISOU ANDAR DE PÉS DELCALÇOS.